banner-nagmo-forest-02
banner-nagmo-forest-06

Mais informações: nagmoforest@odsalling.org

Por muitos anos, Lama Tsering e a Sangha do Odsal Ling tiveram a aspiração de encontrar terras especiais onde os praticantes pudessem fazer retiros mais longos. O terreno certo precisava ser suficientemente grande, ambientalmente inspirador, capaz de sustentar uma comunidade e não muito longe do templo. Durante esses anos, uma extensa pesquisa não revelou boas opções. Eis que, surpreendente, surgiu uma auspiciosa oportunidade de aquisição. Uma grande área localizada logo atrás do Templo nos foi oferecida para ser comprada.

É com grande alegria que convidamos toda a Sangha a participar nessa aquisição que abrirá muitas possibilidades para o Odsal Ling e para a preservação do Dharma.

Contribua para a compra desse terreno!

Faça uma doação

Um projeto de preservação

Lama Tsering nos explica que temos 3 objetivos de preservação com a compra desse terreno:


1


Preservação da Linhagem

Ao longo da história do Budismo, e em particular na tradição Tibetana, encontramos uma preciosa linhagem de indivíduos que praticam ensinamentos que tem como essência o amor altruísta e a compaixão -  valores fundamentalmente humanos que nos dias de hoje são ainda mais necessários. Ao criarmos refúgios onde esses ensinamentos possam florescer estamos também protegendo e disseminando esses valores para a sociedade como um todo e para gerações futuras.

2


Preservação de uma comunidade altruísta

A criação de um local onde pessoas que pensam de maneira similar e prezam por esses valores podem trabalhar juntas para colocá-los em prática. Isso inclui o compromisso de respeitar a vida de todos os seres vivos igualmente e promover a felicidade e harmonia entre as pessoas. O Chagdud Gonpa tem mais de 30 anos de experiência na criação e manutenção de comunidades que se baseiam nesses valores. A expressão desses valores em uma comunidade de longo prazo tem um impacto positivo que se estende muito além dos limites deste terreno. Esse projeto é a nossa oportunidade de continuar ajudando as pessoas que fazem o bem.

3


Preservação do meio ambiente

O terreno faz parte do cinturão verde da região metropolitana de São Paulo, que se destaca como uma rara reserva de Mata Atlântica da biosfera urbana definida pela UNESCO.  O terreno é um verdadeiro tesouro ecológico, com uma grande variedade de diferentes ecossistemas, uma floresta variada e lindos vales. O benefício da preservação de um local como este se estende também aos residentes de São Paulo, visto que florestas intocadas são fontes de ar e água limpas.

Nossa aspiração para o terreno

O terreno


A propriedade tem 22,4 hectares de mata nativa, uma vegetação rica e diversa, incluindo dois vales que são importantes fontes de água.

Há uma área de 40.000m2 já aberta na mata que poderia ser cuidadosamente desenvolvida para acomodar edificações de baixo impacto ambiental.

Expansão das atividades do Odsal Ling


Após a aquisição do terreno muitas possibilidades podem ser exploradas. No momento a ideia central é o desenvolvimento de um projeto de forma integrada à natureza com impacto ambiental mínimo e preservação dos benefícios gerados pela mata. É partir dessa premissa que imaginamos:

Maior capacidade de receber pessoas


Com uma Sangha em rápido crescimento é essencial que possamos oferecer mais acomodações para os inúmeros eventos e retiros que temos no decorrer do ano. Para isso planejamos uma expansão da nossa hospedagem e estacionamento - fundamentais para os grandes eventos - na porção mais próxima ao templo existente.

Centro de retiros


Retiros prolongados são um método tradicional praticado por nossa linhagem. Em pequenas cabanas de retiro, acolhidas no coração da natureza e isoladas da agitação da cidade, o praticante encontrará as condições ideais para a prática de meditação profunda.

Comunidade residencial baseada em princípios budistas


Lama Tsering nos conta que sempre fica comovida pela aspiração de alguns membros da sangha de morar perto do templo. Por isso reservamos áreas para a eventual construção de residências para alunos e suas famílias. Essa é uma chance preciosa de vivermos mais perto dos Lamas, praticar o Dharma e ajudarmos a manter vivos os ensinamentos budistas para gerações futuras.

Preservação ambiental


O Nagmo Forest Project segue os preceitos de conservação e desenvolvimento sustentável. Aqui vemos um maciço exuberante de Mata Atlântica formado por diversos exemplares da flora nativa, incluindo espécies ameaçadas de extinção como a Araucaria angustifólia. Esta vegetação da região sustenta uma fauna diversa incluindo diversas espécies de aves e mamíferos.

Além disso nosso terreno faz parte do cinturão verde da região metropolitana de São Paulo, que se destaca como uma rara Reserva da Biosfera urbana definida pela UNESCO. Localizado no domínio da Mata Atlântica, ele traz muitos benefícios a cidade de São Paulo por meio de um ecossistema equilibrado, protegendo os mananciais, regulando o clima, reduzindo a poluição, e preservando a biodiversidade. Embu das Artes tem sofrido uma urbanização acelerada onde as poucas parcelas restantes de mata nativa tem se tornado alvos do desenvolvimento imobiliário de alta densidade - proteger o que ainda resta é fundamental. Grande parte destes fragmentos florestais, incluindo a Floresta Nagmo, encontram-se em diferentes estágios de regeneração. Assim, o projeto inclui o enriquecimento de espécies vegetais, para que a vegetação se torne mais semelhante ao que era originalmente.

Com a compra das terras e nosso compromisso de preservação e baixa ocupação estaremos respeitando e protegendo a vida de muitos animais, árvores, contribuindo para a manutenção do cinturão verde no entorno de São Paulo.

Contribua!

Ajude a proteger o Dharma e nossas florestas!


O Nagmo Forest Project é um imenso campo de mérito. Ao fazer sua oferenda para a aquisição deste terreno, você estabelece interdependência com atividades de Chagdud Rinpoche e ajuda a alcancem gerações futuras

Juntos formamos esta grande mandala que sustenta a continuidade de nossa tradição, a continuidade do Dharma para gerações futuras e a preservação de nossas florestas. Contamos com a visão de longo prazo e o apoio generoso de toda a Sangha e amigos para doações financeiras para concretização de mais um auspicioso projeto de Lama Tsering e Lama Norbu.

Qualquer doação é bem vinda! Para aqueles que se sintam particularmente inspirados por um dos aspectos do projeto também possibilitamos a contribuição para uma finalidade específica. Confira abaixo:

  1. Preservação da floresta -
  2. Expansão da hospedagem e estacionamento
  3. Centro de retiro
  4. Comunidade residencial budista
Faça uma doação

Contato

Lama Norbu, Celina, Andréa, Michel, Eric e Ingrid podem fornecer mais informações sobre o projeto por e-mail em nagmoforest@odsalling.org, ou falando com qualquer um de nós diretamente para responder a quaisquer perguntas que você possa ter.