Sobre nós


O Chagdud Gonpa Brasil faz parte de uma rede internacional de centros cuja origem é o Chagdud Gonpa no Tibete, monastério fundado no século XV. Estabelecidos em 1994 pelo reverenciado mestre de meditação S. Ema. Chagdud Tulku Rinpoche (1930-2002), os centros brasileiros oferecem ensinamentos e práticas de meditação da tradição Nyingma do Budismo Tibetano Vajraiana. Desde o parinirvana de Rinpoche em 2002, a rede sul-americana de centros está sob a direção espiritual de Chagdud Khadro.

 

S.E. Chagdud Tulku Rinpoche

S.E. Chagdud Tulku Rinpoche visitou o Brasil pela primeira vez em 1991, quando veio ao país para dar ensinamentos. Aqui ele encontrou grande receptividade para seus ensinamentos, com isso passou a visitar o Brasil com frequência. Em 1994, após adquirir terras no Rio Grande do Sul, decidiu estabelecer residência nesta região do país.

 

Odsal Ling

O Odsal Ling, templo paulista do Chagdud Gonpa Brasil,  foi fundado em São Paulo, em 1993, por S.E. Chagdud Tulku Rinpoche. Após o término do retiro de Lama Tsering, em 1995, ela e seu marido, Lama Norbu também mudaram-se para o Brasil, estabelecendo-se em São Paulo, para apoiar e fazer florescer a sangha paulista. 

 

Lama Tsering

Lama Tsering Everest foi designada por Rinpoche como lama residente do Odsal Ling assim que chegou ao Brasil. Desde então, ela vem coordenando ensinamentos, retiros e cerimônias, com a intenção de criar as condições propícias à prática autêntica do Budismo Vajraiana.

 

Templo Odsal Ling

Construído em uma bonita área em Cotia, a apenas 30 km de São Paulo, o Templo Odsal Ling traz em sua arquitetura elementos que marcam os templos tibetanos tradicionais, nele são realizados retiros, ensinamentos e cerimônias elaboradas do Budismo Vajraiana, como a cerimônia dos 100 mil tsogs, tradicionalmente realizada em outubro.

 

Seja bem-vindo

O Templo é destinado especialmente aos alunos empenhados na prática budista, mas também é aberto a iniciantes e a visitantes. Ele conta com uma belíssima sala de meditação, uma stupa, alojamentos para a equipe de voluntários e alojamentos destinados aos praticantes quando estão em retiro.