30 a 28
maio/junho
Dia todo

Carregando Eventos
  • Este evento já passou.

Saga Dawa


O Saga Dawa é um dos quatro períodos mais sagrados dentro do calendário budista, e marca o nascimento, a iluminação e o parinirvana de Buda Shakiamuni. Neste ano, esse período sagrado acontece de 30 de maio a 28 de junho e tem seu ápice na lua cheia, dia 14 de junho.

É dito que durante o Saga Dawa as ações virtuosas são acumuladas exponencialmente.

Aproveite este período de grande multiplicidade para se empenhar em práticas de meditação e generosidade com a intenção de trazer benefício a todos os seres.

Neste período, faremos uma sessão de prática das 19h às 21h, todos os dias, exceto quando houver ensinamento ou tsog.

A sessão será aberta com a contemplação dos Quatro pensamentos que transformam a mente para, em seguida, cada praticante seguir com sua prática pessoal.

Perguntas frequentes

1) O que é o Saga Dawa?

O Saga Dawa é um período sagrado para o budismo tibetano, em que se celebram o nascimento, iluminação e parinirvana (passagem para o nirvana) de Buda Shakiamuni. Também é chamado de “mês de méritos”, período dedicado para gerar mérito através de ações virtuosas e pensamentos positivos.

É dito que durante o Saga Dawa as ações virtuosas são acumuladas exponencialmente. Por isso, os praticantes fazem um esforço extra para acumular mérito neste período, como praticar a generosidade, a virtude e a compaixão, e então, dedicá-lo para o benefício de todos os seres.

2) Quanto tempo dura o Saga Dawa?

O Saga Dawa acontece no 4º. mês lunar do calendário tibetano. O período sagrado começa na lua nova desse mês, tem seu ápice após 15 dias, na lua cheia, e se estende até a lua nova seguinte.

Todos os dias do Saga Dawa são sagrados, porém, alguns são ainda mais sagrados, aqueles em que se comemoram o nascimento, a iluminação e o parinirvana do Buda Shakiamuni.

No ápice deste período, o dia da lua cheia, ocorre o Saga Dawa Düchen, que é considerado o dia sagrado mais importante do ano para o budismo tibetano. Nele, se comemora o parinirvana e a iluminação de Buda Shakiamuni.

Saga Dawa 2022:

30/05 – início do período

06/06 – Tampei Düchen (nascimento de Buda Shakiamuni)

14/06 – Saga Dawa Düchen (iluminação e parinirvana de Buda Shakiamuni)

28/06 – final do período

Düchen significa “grande ocasião”

3) O que significa multiplicidade das ações e o quanto elas são multiplicadas?

Significa que todas as ações, positivas ou negativas, de fala, corpo e mente são acumuladas exponencialmente. No Saga Dawa, é dito que cada ação, positiva ou negativa, é multiplicada 100 milhões de vezes. Portanto, é importante nos engajarmos em ações virtuosas.

4) Quais são as dez ações negativas que devem ser evitadas e abandonadas?

Corpo

Matar

Tomar o que não foi dado

Má conduta sexual

 

Fala

Mentir

Semear discórdia

Fala rude

Tagarelice inútil

 

Mente

Cobiça

Desejar mal aos outros

Visões errôneas

 

Mais detalhes sobre cada uma destas ações podem ser encontrados no livro: “As palavras do meu professor perfeito”, de Patrul Rinpoche.

5) Quais são ações positivas que devemos cultivar e nos engajar?

"O que torna uma ação boa ou má?

Não é o que ela parece ser, nem se é grande ou pequena,

mas a motivação, boa ou má por trás dela."

Trecho extraído do livro: “As palavras do meu professor perfeito”

Sendo assim qualquer ato feito com uma motivação de beneficiar os seres, torna-se uma ação positiva.

Durante o Saga Dawa também é comum praticantes se engajarem em atividades cultivando as 6 Paramitas que são:

Generosidade

Disciplina

Paciência

Diligência

Concentração

Sabedoria

Mais detalhes sobre cada uma destas ações podem ser encontrados no livro: “As palavras do meu professor perfeito”, de Patrul Rinpoche.

6) Como posso fazer um voto?

O voto é um compromisso. Existem cerimônias muito elaboradas para se fazer um voto, mas também é possível fazê-lo de maneira simples. Não é preciso ter qualquer iniciação para fazer um ou mais votos. O mais importante é fazer o voto com a motivação pura de beneficiar todos os seres até que todos se livrem do sofrimento e alcancem felicidade imediata e definitiva.

Da maneira simples, você se coloca na frente do seu altar (ou em qualquer lugar) e visualiza, da maneira que conseguir, o Buda Shakiamuni ou a deidade escolhida, inseparável do seu Lama e, diante deles, tendo-os como testemunha, proclama o seu voto.

Você pode fazer votos por um dia, por muitos dias ou até por todo o período do Saga Dawa.

7) Sou iniciante, posso participar?

Sim, você pode participar da celebração do Saga Dawa, mesmo sendo iniciante, fazendo a prática de Tara Vermelha concisa, que é realizada em português e transmitida pelo zoom diariamente. Além desta prática, você também pode se engajar assistindo aos ensinamentos da Lama Tsering aos domingos. Se não tiver iniciação, você não pode se visualizar como deidade, mas isto não te impede de assistir à prática de Tara em tibetano e aos Tsogs de Tara e de Guru Rinpoche e receber as bênçãos destas práticas. Ou seja, nas meditações mais elaboradas, você pode ouvir e acompanhar a prática visualizando a deidade a sua frente. Confira a programação aqui: bit.ly/2RZQba2

8) Qual a diferença entre Vesak e Saga Dawa?

O Vesak, que é seguido por algumas tradições budistas, é a comemoração do nascimento, iluminação e parinirvana de Buda Shakiamuni num mesmo dia, na lua cheia de maio.

Para os praticantes do Budismo Tibetano, o equivalente ao Vesak acontece durante o período do Saga Dawa. Além disso, dentro desse período, há dias específicos para comemoração do parinirvana, chamado Saga Dawa Düchen, e do nascimento do Buda, chamado Tampei Düchen.

Datas importantes durante o Saga Dawa


Dia de Tara
07/06 e 21/06


Nascimento do Buda Shakiamuni
06/06


Dia de Guru Rinpoche
09/06


Parinirvana do Buda Shakiamuni
14/06


Lua Cheia do Saga Dawa
14/06


Dia de Dakini
23/06

Salvamento de vidas


Na lua cheia do Saga Dawa (14/6), faremos Salvamento de Vidas!

Saiba mais e faça oferendas: bit.ly/3iUbUL6

Detalhes

Início:
30/05/2022
Final:
28/06/2022
Categorias de Evento:
,
Organizador:
Odsal Ling
Telefone:
11 4703-4099
E-mail:
eventos@odsalling.org

Próximos eventos

Acumulação de 100 mil Preces de 7 linhas

Lama Tsering convida a sanga para juntos acumularmos 100 mil recitações da Prece de 7 Linhas. Engaje-se e faça parte desta mandala!