S.Em.ª Chagdud Tulku Rinpoche

Chagdud Gonpa

S.Em.ª Chagdud Tulku Rinpoche (1930-2002) foi, e continua a ser, uma jóia do darma e uma fonte de preciosa transmissão
da linhagem para as milhares de pessoas a quem ele ensinou na América do Norte, do Sul, Ásia, Austrália e Europa.
Sua mente era clara e vasta e capaz de exibir espontaneamente compaixão maternal, ira como um relâmpago e o que mais pudesse
beneficiar aos seres sencientes. Suas qualidades humanas incluíam determinação, humor e, acima de tudo, lealdade.

Rinpoche recusava-se a decepcionar a quem quer que dependesse dele para orientação, tanto em vida quanto após sua passagem
em 17 de novembro de 2002.

Desde o seu parinirvana no Brasil, a conexão entre a intenção do Rinpoche e a devoção de seus alunos tem sido poderosamente mantida.

Chagdud Khadro

Conheceu S.Ema. Chagdud Tulku Rinpoche em março de 1978, casou-se com ele em 1979 e foi sua aluna até o Parinirvana de Rinpoche, 23 anos mais tarde.

Ao ordená-la lama em 1997, Chagdud Rinpoche a incumbiu de ser a futura Diretora Espiritual do Chagdud Gonpa Brasil.

Assim, Khadro tem se concentrado em dar continuidade ao treinamento vajraiana de alta qualidade estabelecido por ele.

Durante o tempo vivido com Rinpoche, Khadro recebeu treinamento constante, abrangendo desde a organização de atividades do Darma, até os ensinamentos e prática do vajraiana.

Ela colaborou na autobiografia de Rinpoche, "O Senhor da Dança" e, sob sua orientação, compilou comentários de seus ensinamentos sobre o Ngondro de Dudjom Tersar, o Powa de Longsal Nyingpo e sobre a versão concisa de Tara Vermelha de Apong Terton.

Como ex-diretora da Padma Publishing, nos Estados Unidos, Khadro editou muitas traduções de obras tibetanas. Após sua mudança para o Brasil com Rinpoche, em 1995, ela passou a trabalhar na publicação de traduções para o português e o espanhol de textos do budismo tibetano.

Lama Tsering Everest

Nascida nos EUA, Lama Tsering foi, por mais de onze anos, intérprete de S.Ema. Chagdud Tulku Rinpoche.

Depois de completar, em 1995, um retiro de três anos, recebeu a ordenação de Lama, sendo assim autorizada a dar ensinamentos e iniciações do budismo vajraiana. Neste mesmo ano, foi convidada a dar ensinamentos no Brasil, para onde se mudou logo depois, assumindo a coordenação do centro em São Paulo, o Odsal Ling.

Reconhecida por seu estilo contundente e bem-humorado, Lama Tsering foca seus ensinamentos no desenvolvimento da compaixão e na aplicação da filosofia budista na vida diária.

Lama Norbu

Nasceu nos Estados Unidos, em 1948, e na juventude formou-se e trabalhou como engenheiro elétrico. Conheceu seu professor, S.Ema. Chagdud Tulku Rinpoche, em 1980 e, depois de completar o ciclo de ensinamentos e retiros de Dzogchen, foi ordenado lama na tradição vajraiana em 1995.

Por 20 anos trabalhou com Rinpoche na execução de vários projetos como a construção de centros de retiros e do Templo Khadro Ling, no sul do Brasil.

Posteriormente, completou um retiro solitário de dois anos sob a orientação de Chagdud Rinpoche e foi encorajado a dar ensinamentos e a compartilhar a sua experiência na integração de princípios budistas com os desafios da vida cotidiana.

Atualmente, vive no Templo Odsal Ling, onde divide seu tempo entre práticas de meditação e os vários projetos da sanga.

Lama Sherab

Lama Sherab tornou-se estudante de S.Ema. Chagdud Tulku Rinpoche em 1992, quando ele veio ao Brasil pela primeira vez. Desde 1994 o serviu ininterruptamente como sua tradutora, atendente pessoal e, sendo presidente do Chagdud Gonpa Brasil, como administradora de suas atividades no Darma.

Ordenada em 2002, começou a ensinar regularmente, inspirando-se nos anos em que ouviu e traduziu os ensinamentos de Rinpoche.

Ela também é uma extraordinária dançarina da Dança dos Lamas, autenticamente demonstrando o significado da meditação através de movimentos.

Lama Yeshe

Lama Yeshe estudou com S.Ema. Chagdud Tulku Rinpoche desde 1990.

Serviu como tradutora de Rinpoche e Chagdud Khadro, e como negociadora na compra de materiais para o Templo Khadro Ling.

Também se tornou uma excelente dançarina das tradicionais danças sagradas do budismo vajraiana.

Durante os três últimos anos de vida de Rinpoche, Lama Yeshe supervisionou seus retiros de Dzogchen, ganhando respeito por sua estrita e intuitiva orientação.

Ordenada em 2002, a pedido de Rinpoche ela interrompeu um prolongado retiro pessoal para servir, junto com seu marido, Lama Rigdzin, como lama residente no Chagdud Dordje Ling em Curitiba, Paraná.

Lama Rigdzin

Lama Rigdzin estudou com S.Ema.Chagdud Tulku Rinpoche desde 1992, primeiramente no Rigdzin Ling, Califórnia, e, desde 1995, no Brasil. Durante esse período, ele participou de muitos ensinamentos e retiros, e serviu Rinpoche de maneiras variadas.

Suas habilidades em construção e artesanato foram extremamente valiosas durante a construção do Khadro Ling, e, sendo um excelente artista, trabalhou com Rinpoche em projetos como a grande estátua de Buda Akshobia.

Ele também serviu como chöpon (mestre de altar), umze (mestre em entoar), dançarino da Dança dos Lamas e como tradutor de Rinpoche.

Líder e professor nato, suas qualidades foram oficialmente reconhecidas por Rinpoche em uma ordenação como lama em 2002. Lama Yeshe é sua esposa.