Guru Rinpoche de bronze, com 3 metros de altura

Uma interdependência auspiciosa entre causas e condições fez com que essa estátua chegasse até nós com as bênçãos de Dzongsar Khyentse Rinpoche.


A idéia original veio de um aluno em Curitiba que queria patrocinar o trabalho artístico de uma estátua de Guru Rinpoche.

Com orientação de Dzongsar Khyentse Rinpoche, o molde de cera de Guru Rinpoche foi esculpido no belíssimo estilo Gandharan, típico dos primeiros tempos budistas da Índia (as características vêm de um tempo no qual a influência grega era forte na arte indiana, tempo em que Guru Rinpoche vagava pelo norte da Índia, antes de ir para o Tibete).

A intenção era criar uma estátua para Curitiba, mas os moldes foram generosamente oferecidos para Lama Tsering, para que uma estátua pudesse ser feita também no Odsal Ling.

O momento não podia ser mais propício, visto que estamos no ano do macaco de fogo, o ano de Guru Rinpoche.

A estátua ficará em um terreno doado por vários alunos, em uma bela área de mata nativa a oeste do Templo.

A base para o trono já está em construção, e logo será revestida com uma pedra condizente com o estilo da estátua.

A estátua em si está sendo fundida e soldada a partir de várias partes em uma fundição próxima ao Templo, em Cotia, e será transportada como uma peça única para ser instalada sobre o trono, no segundo semestre desse ano de 2016.

Com a ajuda de todos

Enquanto a estátua está sendo fundida e o trono de lótus está sendo construído, podemos participar de várias maneiras 


Chagdud Tulku Rinpoche criou tantos campos de mérito em sua vida, todos com o propósito de criar oportunidades para que os alunos pudessem aumentar as condições propícias a um autêntico progresso espiritual. Lama Tsering continuou essa tradição honrosa no Odsal Ling e encoraja a todos os seus alunos a não perderem a oportunidade dessa grande onda de mérito.

Possam todos os seres se beneficiar!

1. Preparando os mantras


Milhares de páginas de mantras já foram impressas e estão sendo preparadas para ser colocadas dentro da estátua. Ainda há muito trabalho para enrolar e selar os rolos de mantras.

2. Preparação do terreno


Muitos preparos são necessários no local onde ficará a estátua, como a construção de caminhos e escadas e o cultivo de árvores existentes, projetando e implantando um novo paisagismo. Também serão construídos uma plataforma de base e o trono para a estátua.

3. Apoio financeiro


O projeto recebeu inúmeras contribuições generosas, mas muitas despesas ainda precisam ser cobertas. Ajuda para arrecadar fundos ou doações diretas serão muito bem vindas.

Banco do Brasil
Agência: 3548-3
Conta corrente: 9916-3
Chagdud Gonpa Brasil
CNPJ: 00990.708/0003-07

* Escreva para [email protected] identificando sua oferenda


Nós faremos o projeto em etapas, mas só podemos completar as fases que já estiverem financiadas.
Vamos publicar aqui o montante arrecadado e os valores que faltam.


Para saber mais sobre como ajudar, escreva para [email protected]
Para contribuir financeiramente, escreva para [email protected] - qualquer quantia é bem vinda.