“Todo estudante deve participar dos trabalhos do Templo e isso é sangha. Cada um deve ter a oportunidade de oferecer, e isso é Dharma.”
Lama Tsering Everest

Chagdud Tulku Rinpoche sempre dizia que a sangha, comunidade de praticantes do budismo tibetano, atua como os braços e as pernas do Lama, por trabalhar em conjunto e fornecer o suporte necessário ao florescimento do Dharma.

As atividades do Odsal Ling são mantidas com a dedicação dos voluntários e com doações regulares e esporádicas.

Dar suporte à uma linhagem autêntica do budismo tibetano significa assegurar a ininterrupta transmissão desses ensinamentos a todos aqueles que desejam seguir esse caminho.

Sua generosidade, seja ela qual for, certamente contribuirá para a realização das aspirações de Lama Tsering Everest de gerar benefícios e guiar os seres para a iluminação.

Perguntas & Respostas

Mão na Massa

A melhor forma de começar a oferecer sua ajuda voluntária no Templo é através do Mão na Massa, atividade que acontece em alguns sábados, começando após o puja da manhã, por volta de 9h e seguindo até às 17h.

Envie um e-mail para [email protected] informando que você gostaria de participar das atividades do voluntariado e aguarde o retorno.

O Programa de Voluntariado é voltado para os praticantes do Odsal Ling.

Se você não é praticante e quer oferecer voluntariado no Templo, entre em contato pelo e-mail voluntá[email protected].

  • Cozinha central
  • Cozinha do tsog
  • Cozinha dos tchupens
  • Hospedagem
  • Jardinagem
  • Lamparinas
  • Limpeza
  • Loja Mandala
  • Manutenção
  • Pintura (arte tibetana)

Sábado, das 9h às 17h, começando logo após o puja da manhã.

Ao oferecer trabalho voluntário em período integral, das 9h às 17h, o Templo oferecerá o seu almoço. Caso você não possa oferecer voluntariado o dia todo e quiser almoçar no Templo, você poderá fazer uma oferenda pela sua refeição.

Não há custo algum para participar do Programa de Voluntariado, exceto seu transporte de ida e volta ao Templo e uma eventual refeição, caso você não possa oferecer voluntariado em período integral.

Não existe restrição, pois temos vários tipos de atividades que poderão absorver trabalhos voluntários oferecidos por pessoas de qualquer faixa etária.

As atividades a serem executadas são definidas de acordo com as necessidades atuais do Templo.

Ao fazer seu contato com a coordenação de voluntariado, informe as atividades que você pode oferecer. A coordenação irá buscar a melhor alternativa para que tanto suas necessidades quanto as do Templo possam ser atendidas.

Se você tem interesse em trabalhar em uma determinada área e não tem experiência, isso não impede você de ajudar, já que sempre teremos uma pessoa que poderá lhe ensinar e orientar como fazer aquela atividade.

Traga roupas confortáveis, e dependendo da função (por exemplo, jardinagem ou manutenção), é aconselhável trazer também filtro solar e boné. Dependendo da época do ano, sugerimos trazer agasalho.

Ao chegar no Templo para participar do Mão na Massa, você será recebido por alguém da coordenação de voluntariado. Uma vez definida a área em que você irá ajudar, teremos sempre um responsável da área em que você irá atuar para te receber e dar as orientações necessárias.

Confira aqui as diversas formas de se chegar até o Templo.

São as seguintes:

a) Voluntário de final de semana: praticantes previamente autorizados pelos Lamas que, aos finais de semana, oferecem seus trabalhos voluntários, podendo ficar hospedados no Templo. A alimentação e hospedagem durante o final de semana são patrocinadas pelo Templo.

b) Voluntário com compromisso de trabalho semanal/mensal: são os praticantes que exercem atividades para o Templo semanalmente ou mensalmente.

c) Voluntário do Mão na Massa

  • Em alguns sábados do mês, das 9h às 17h, iniciando logo após o puja da manhã.
  • Atividades: hospedagem, jardinagem, loja Mandala, cozinha central, cozinha do tsog, cozinha dos tchupens, limpeza, pintura, manutenção e lamparinas.

d) Voluntário em eventos: são os praticantes com experiência consolidada em voluntariado para o Templo que exercem atividades durante os eventos. Não há troca de trabalho voluntário por ensinamentos.

Depoimentos

"Sobre o trabalho voluntário, o desenvolvemos com dedicação e motivação pura. Mas por estar no templo e próximo ao lama e à sanga, há oportunidade de desenvolvermos nossas práticas, fortalecer nossos laços com outros praticantes e experienciar a presença do Rinpoche através dos relatos dos alunos mais antigos. É uma atividade valiosa para nossas conexões."
Jaime Nakamura

"O trabalho no templo é uma maravilhosa oportunidade de conviver com as pessoas da sanga, entender melhor alguns aspectos do budismo e receber as bênçãos desse lugar sagrado. Tantas coisas fundamentais que fortalecem minha fé e minhas práticas!"
Olivia Grauer

“Minha transformação se ampliou ainda mais, quando percebi o tamanho do esforço em conjunto: a limpeza do shrine, a impecável oferenda de água e a arrumação das lamparinas, o jardim bem cuidado, as refeições fartas, o banho quentinho, até o material de prática e de apoio na loja, dentre tantas outras coisas... Isso tudo tem me ajudado a aprender um pouquinho do que são as Três Jóias, e da interdependência entre todas as coisas e seres. Um privilégio sem tamanho, cujo mérito, cheia de gratidão, dedico ao benefício de todos os seres."
Elisabeth Aldana

“Oferecer é uma tradicional prática budista e, ao mesmo tempo, uma maneira maravilhosa de cultivar o amor, a bondade e a compaixão”. Lama Tsering Everest

Participe!

Torne-se um voluntário do Odsal Ling!
É só escrever para [email protected]