diaTaraHome

O Dia de Dakini é celebrado mensalmente, no 25º dia do calendário lunar.

Nestes dias, realizamos a prática de Tara Vermelha ou Embelazada pelo Lótus, com oferenda de Tsog.

(consulte por email eventos@odsalling.org para saber o horário).
Chagdud Gonpa Odsal Ling

A cerimônia anual dos 100.000 Tsogs de Tara Vermelha deverá acontecer nos dias 14, 15 e 16 de outubro, no Templo Odsal Ling.

Os 100.000 Tsogs de Tara Vermelha é uma cerimônia elaborada, realizada dentro do contexto da prática de meditação de Tara Vermelha, tesouro de Apong Terton, transmitido a nós por Chagdud Rinpoche.

Tsog significa reunião – de praticantes e de substâncias. É um dos muitos excelentes métodos no caminho do budismo vajraiana de fazer oferendas, acumular mérito e sabedoria e purificar carma. As substâncias do Tsog formam um grande banquete, com diversas e variadas iguarias de todos os sabores, e tem o poder de liberar através do paladar.

A prática, apesar de ser bastante elevada, pode ser feita por alunos iniciantes. No entanto, não serão dados ensinamentos durante o evento, por isso, recomendamos que o aluno tenha um conhecimento prévio das práticas do budismo vajraiana.

Inscrição em breve.

_MG_8704

Em seus ensinamentos, Buda Shakiamuni disse que a vida é um sonho. Ele comparou a existência de todos os fenômenos ao reflexo da lua num lago, a um arco-íris no céu e a um eco: não havia nada ali que existisse de fato, como nos fazia crer erroneamente a nossa percepção comum.

Ioga dos Sonhos são métodos que nos ajudam a investigar esses ensinamentos tão profundos e a experienciá-los em nossa própria vida.

Dissipar as ilusões fabricadas pela mente e eliminar hábitos que nos levam ao sofrimento requer um treinamento diligente de nossa parte – e a Ioga dos Sonhos é uma das práticas mais diretas e eficazes do budismo vajraiana para nos ajudar nesta tarefa.

Serão cinco dias com ensinamentos intensivos e práticas conduzidas por Lama Tsering – reconhecida por sua realização na Ioga dos Sonhos, que faz parte do ciclo de Tara Vermelha, transmitida a ela por seu mestre, Chagdud Rinpoche.

"Possa eu reconhecer todas as experiências como sendo tão insubstanciais quanto o tecido do sonho durante a noite, e imediatamente despertar para perceber a manifestação de sabedoria pura no surgir de cada fenômeno."
(Da sadana de Tara Vermelha)

Inscrição em breve.

DSC_6365

Participe do brechó do Odsal Ling, para arrecadar recursos para as atividades do Odsal Ling.

Além de todos os produtos do Brechó, teremos bingos e sorteios de produtos especiais.


DOAÇÕES
Outra maneira muito importante de participar é fazer doações para o Brechó. Faça uma limpa nos seus armários e separe tudo o que você não usa mais e acha que poderia ser útil para outra pessoa: vale objetos de casa, eletrônicos e eletrodomésticos, roupas, calçados, brinquedos, livros, móveis...

Entregue sua doação no Templo, aos sábados e domingos, das 10h às 16h.

chenrezig

O período do Saga Dawa é um dos mais sagrados dentro do Budismo e marca o nascimento, a iluminação e o parinirvana de Buda Shakiamuni. É um período em que intensificamos nossa prática de meditação e fazemos votos com a intenção de alcançar a iluminação para beneficiar todos os seres.

Neste ano, faremos prática de Niungne de 7 a 23 de maio, no Templo.

O Niungne é um ritual de jejum praticado para a rápida purificação do carma negativo e para aumentar a felicidade de todos os seres. Cada niungne tem a duração de dois dias. Você pode participar de no mínimo um niungne completo, mas o ideal é que possa fazer o ciclo completo dos oito.

Para participar, é necessário ter recebido iniciação de Amitaba ou de Avalokiteshvara (Cherenzig), da linhagem de Drimed Kachod Wangpo.

Saiba os detalhes da prática de jejum
No primeiro dia da prática, acordamos antes do amanhecer e tomamos os oito votos (veja abaixo). Desse momento em diante, não devemos comer ovos nem carne e no café da manhã nos limitamos ao consumo de mingau.

Depois das sessões da manhã, como última refeição das próximas 36 horas, um farto almoço é servido. O consumo de água e o ato de falar são permitidos até a hora de dormir, à noite. Ao acordar, no entanto, e ao longo do outro dia inteiro, o silêncio é mantido, exceto pela recitação de preces e liturgias, e não é permitido beber nem comer. Os oito votos também são tomados ao amanhecer do segundo dia.

No amanhecer do terceiro dia completa-se uma sessão completa do Niungne (quem não puder, poderá ir embora na noite do segundo dia, mas deverá manter TODOS os votos em casa, até devolvê-los na manhã seguinte).

Quem continuar fazendo os demais Niungnes, reinicia o ciclo pela manhã, refazendo os oito votos e tomando o café da manhã.

Os oito votos do Niungne
(1) Não matar
(2) Não roubar
(3) Não ter interações sexuais
(4) Não mentir
(5) Não usar perfumes, isto é, substâncias sedutoras, ou jóias, isto é, adornos atraentes
(6) Não dançar ou cantar, isto é, não manter atividades de entretenimento
(7) Não sentar em lugares altos ou camas luxuosas, isto é, conforto excessivo
(8) Não comer, a não ser nos períodos designados.
Também não é permitido comer carne, ovos, cebola, alho ou leguminosas brancas malcheirosas como o repolho. Também não é permitido usar substâncias intoxicantes. É importante manter-se mais agasalhado do que o normal ao fazer jejum.


Programação

Datas de cada sessão de Niungne:
(a primeira data representa o dia que recomendamos chegar, que é a noite anterior ao início do Niungne; a última data é o terceiro dia, no qual se entrega os votos - pode ser entregue em casa)

1º Niungne: 6 a 9/05

2º Niungne: 8 a 11/05

3º Niungne: 10 a 13/05

4º Niungne: 12 a 15/05

5º Niungne: 14 a 17/05

6º Niungne: 16 a 19/05

7º Niungne: 18 a 21/05

8º Niungne: 20 a 23/05

Check in: Das 16h às 21h do dia anterior ao início do Niungne

Horário do início de cada Niungne: 4h30

Final de cada Niungne: na manhã do terceiro dia, antes do pôr do sol
(Quem voltar para casa na noite do segundo dia, deverá devolver os votos apenas na manhã do terceiro dia, mantendo-se em silêncio e em jejum até lá)

Alimentação

• As refeições são servidas exclusivamente nos horários pré-determinados. Verifique no local.

• Qualquer alteração será anunciada no mesmo dia.
Não serão servidas refeições fora dos horários estipulados.

• Normalmente, cada pessoa é responsável por lavar sua própria louça: pratos, copos, xícaras e talheres. Se o sistema de voluntários for implantado para fazer o trabalho, toda ajuda será bem-vinda (procure uma pessoa do staff).

• Pedimos que nenhuma louça seja retirada do refeitório.

• Por favor, avise-nos com antecedência se você for vegetariano - preferencialmente pela ficha de inscrição, ou pelo email eventos@odsalling.org

O que trazer

• Serão fornecidos cobertor, roupa de cama e banho aos que se hospedarem no Templo.

Itens (opcionais) para trazer
• Aparatos para chuva
• Lanterna
• Objetos de higiene pessoal
• Caderno e canetas
• Despertador
• Sadanas e objetos de prática*

*Fazemos práticas diárias de Tara Vermelha, A Essência da Ioga Contínua, Vajrakilaia, Protetores do Darma, Dakini Face de Leão, Riwo Sangchod, Sur de Cherenzig e Festins de Chöd.

Política de cancelamento de inscrição

O cancelamento de sua inscrição deve ser comunicado por email em até 72 horas antes do horário de início do evento.
Escreva para eventos@odsalling.org e informe uma das opções abaixo:

1 - Usar o crédito para outro evento ou oferendas
Você pode usar o valor integral do pagamento como crédito para se inscrever em outro evento ou para fazer oferendas (lamparinas, tsog, sur etc)
Este crédito será válido por 6 meses, a partir da data do pagamento.

2 - Devolução do crédito
Seu dinheiro será devolvido, ficando retida uma taxa de R$ 35, para cobrir despesas administrativas.

Condutas

• Não é permitido fumar nas áreas internas ou externas do Templo

• É proibido usar celular dentro do Templo

• Não filme, nem grave nem fotografe dentro do Templo

• Não deite no interior do Templo

• É tradicional fazer três prostrações ao entrar no Templo

• Na presença de Rinpoches e Lamas, esperamos em pé até que eles se sentem. Em seguida fazemos três prostrações, em sinal de respeito.

• Não aponte os pés para estátuas, lamas e objetos sagrados

• Não passe por cima de textos sagrados, objetos de prática, nem bancadas

• Não coloque os textos diretamente no chão

• Os textos sagrados são emprestados para uso somente durante as práticas de meditação e não devem ser levados para casa, nem copiados sem a autorização do templo.

• Não é auspicioso passar por cima dos textos sagrados nem das bancadas usadas como mesas de prática.

• Por favor, não use os objetos de prática de outra pessoa sem prévia autorização.

• Ao encontrar algum objeto que não lhe pertence, por favor entregue-o na secretaria (localizada no mezanino do refeitório). Em caso de perda, dirija-se à secretaria.
(Após 90 (noventa) dias, os objetos sem dono serão doados para o Brechó, cuja renda é revertida para atividades do Templo)

Os campos marcados com * são obrigatórios

foto_ensinamentos

O Saga Dawa é um dos quatro períodos mais sagrados dentro do calendário budista, e marca o nascimento, a iluminação e o parinirvana de Buda Shakiamuni.

É dito que os méritos são acumulados exponencialmente durante esses dias e, por isso, nos dedicamos à acumulação de virtude e à renúncia a atitudes não-virtuosas, inspirando-nos na vida de Buda Shakiamuni.

Quer seja fazendo oferendas, empenhando-se em práticas de meditação ou fazendo votos que lembrem de  seus compromissos, os praticantes fazem um esforço extra para manter a conduta perfeita e treinar a própria mente, para trazer benefício a todos os seres.



O Saga Dawa terá início na sexta-feira, dia 6 de maio, com a Lua Nova.
O final do Saga Dawa será na Lua Cheia do dia 21 de junho.

Veja abaixo a programação do período no Odsal Ling:

PROGRAMAÇÃO
NO TEMPLO, de 6 a 23 de maio:
Retiro de Niungne
(clique para fazer inscrição)
NO CENTRO URBANO, dias 4, 5, 11, 12, 18 e 19 de maio:
"Curando as Emoções", com Lama Tsering
(clique para informações)

 

Faça sua oferenda

Faça seu Depósito

Banco do Brasil Ag 3548-3 / Conta corrente: 9916-3 Chagdud Gonpa Brasil (CNPJ: 00990.708/0003-07)

(Escreva para adm@odsalling.org identificando sua oferenda)

Tratadas (111)

Neste ciclo de seis ensinamentos, Lama Tsering falará sobre como os venenos da mente afetam e distorcem a nossa percepção dos acontecimentos.

Buda Shakiamuni ensinou que os 84.000 venenos da mente dão origem aos obscurecimentos e emoções aflitivas, distanciando-nos da iluminação. Cada um dos venenos, porém, tem um aspecto de sabedoria. Ao conhecê-los, podemos ganhar insights de como pôr um fim ao sofrimento.

O ciclo acontecerá às 20h, no Centro urbano, às quartas e quintas-feiras, dias 4, 5, 11, 12, 18 e 19 de maio.

Valor: R$ 165 o ciclo completo, ou R$ 30 por dia.
(inscrição no local)

tenis_entrada

Neste retiro inspirador de quatro dias, Lama Tsering irá conduzir o workshop “Ação Bodisatva”, métodos para treinar a mente e atuar no mundo de uma maneira diferente do que aprendemos em nossa educação convencional.

Em uma série de ensinamentos, debates e exercícios, aprenderemos como amadurecer nosso potencial como ser humano. Dessa maneira, poderemos atuar como agentes transformadores em nossas profissões, famílias e círculos de relacionamento.


“Toda alegria que há neste mundo
vem do desejo de que os outros sejam felizes.

Toda a dor que há neste mundo
vem do desejo de que eu mesmo seja feliz.

(Shantideva, mestre budista do século VII)

Alimentação

• As refeições são servidas exclusivamente nos horários pré-determinados. Verifique no local.

• Qualquer alteração será anunciada no mesmo dia.
Não serão servidas refeições fora dos horários estipulados.

• Normalmente, cada pessoa é responsável por lavar sua própria louça: pratos, copos, xícaras e talheres. Se o sistema de voluntários for implantado para fazer o trabalho, toda ajuda será bem-vinda (procure uma pessoa do staff).

• Pedimos que nenhuma louça seja retirada do refeitório.

• Por favor, avise-nos com antecedência se você for vegetariano - preferencialmente pela ficha de inscrição, ou pelo email eventos@odsalling.org

O que trazer

• Serão fornecidos cobertor, roupa de cama e banho aos que se hospedarem no Templo.

Itens (opcionais) para trazer
• Aparatos para chuva
• Lanterna
• Objetos de higiene pessoal
• Caderno e canetas
• Despertador
• Sadanas e objetos de prática*

*Fazemos práticas diárias de Tara Vermelha, A Essência da Ioga Contínua, Vajrakilaia, Protetores do Darma, Dakini Face de Leão, Riwo Sangchod, Sur de Cherenzig e Festins de Chöd.

Política de cancelamento de inscrição

O cancelamento de sua inscrição deve ser comunicado por email em até 72 horas antes do horário de início do evento.
Escreva para eventos@odsalling.org e informe uma das opções abaixo:

1 - Usar o crédito para outro evento ou oferendas
Você pode usar o valor integral do pagamento como crédito para se inscrever em outro evento ou para fazer oferendas (lamparinas, tsog, sur etc)
Este crédito será válido por 6 meses, a partir da data do pagamento.

2 - Devolução do crédito
Seu dinheiro será devolvido, ficando retida uma taxa de R$ 35, para cobrir despesas administrativas.

Condutas

• Não é permitido fumar nas áreas internas ou externas do Templo

• É proibido usar celular dentro do Templo

• Não filme, nem grave nem fotografe dentro do Templo

• Não deite no interior do Templo

• É tradicional fazer três prostrações ao entrar no Templo

• Na presença de Rinpoches e Lamas, esperamos em pé até que eles se sentem. Em seguida fazemos três prostrações, em sinal de respeito.

• Não aponte os pés para estátuas, lamas e objetos sagrados

• Não passe por cima de textos sagrados, objetos de prática, nem bancadas

• Não coloque os textos diretamente no chão

• Os textos sagrados são emprestados para uso somente durante as práticas de meditação e não devem ser levados para casa, nem copiados sem a autorização do templo.

• Não é auspicioso passar por cima dos textos sagrados nem das bancadas usadas como mesas de prática.

• Por favor, não use os objetos de prática de outra pessoa sem prévia autorização.

• Ao encontrar algum objeto que não lhe pertence, por favor entregue-o na secretaria (localizada no mezanino do refeitório). Em caso de perda, dirija-se à secretaria.
(Após 90 (noventa) dias, os objetos sem dono serão doados para o Brechó, cuja renda é revertida para atividades do Templo)

Início: Quinta (21), às 9h
Término: Domingo (24), às 17h

Check in
– Quarta (20), das 16h às 21h30
– Quinta (21), das 7h às 8h30

Inscrição pelo e-mail: eventos@odsalling.org

estatua_tara_close

Toda terça-feira, às 20h, no Centro urbano, fazemos prática concisa de Tara Vermelha. É uma ótima oportunidade para os alunos iniciantes terem seu primeiro contato com uma prática de meditação do budismo vajraiana - mesmo que ainda não tenham recebido iniciação de Tara ou algum outro ensinamento.

Budismo vajaraina
As práticas de meditação do budismo vajraiana são bastante elaboradas, envolvendo visualizações e recitações de mantras, contendo inúmeros significados que vão sendo descobertos ao se ouvir ensinamentos e empenhar-se na prática.

Esta prática de Tara concisa, no entanto, é uma sadana (texto) compilada por Chagdud Rinpoche a partir da sadana longa de Tara Vermelha, com o intuito de dar a seus alunos a oportunidade de se familiarizar com a prática e assim iniciar o caminho.

Valor de oferenda: livre
(qualquer contribuição é bem vinda)

diaTaraHome

O Dia de Tara é celebrado duas vezes por mês: nos dias em que a Lua entra em sua fase crescente e fase minguante.

Nestes dias, realizamos a prática de Tara Vermelha com oferenda de Tsog.

(consulte por email eventos@odsalling.org para saber o horário).
© 2015 Chagdud Gonpa | Odsal Ling
Topo
Siga-nos: